Tile a Story pretende ser uma fusão entre o património azulejar com a identidade própria da cidade de Viana do Castelo e alguns dos seus símbolos, paisagens, ambientes e história. Primeiro importa explicar o nome da obra. Tile a Story é um tell a story sobre o azulejo (tile). É nos livros que se encontram as histórias e esta é a história da proposta.
A proposta assenta na criação para produção de um novo azulejo 15x15 cm, desenhado propositadamente para o projecto, que assume uma determinada padronização para ganhar uma forma concreta.
A génese deste desenho é um encontro de inspirações em Viana do Castelo. Tratando-se de um azulejo, o único ponto de partida assumido foi a cor - o azul, por opção pessoal, por ser a cor mais predominante na azulejaria de Portugal e de Viana do Castelo, entre outros tais como a cor azul vibrante que temos nas frentes de água que envolvem a cidade.
A partir de alguns painéis de azulejos pintados à mão e espalhados pelas fachadas da cidade é possível observar e descobrir que prevalecem elementos naturais, motivos florais, geométricos, cenas religiosas, ligações ao mar. O mar, este que banha a cidade e tanto nos dá, foi um dos principais motivos escolhidos para desenvolver o novo elemento que dá forma a esta obra de arte. A partir de estruturas como os moinhos de vento localizados na nossa costa e os barcos de pesca, ganhou forma tridimensional um novo azulejo, inspirado nos cata-ventos e velas dos mesmos. A partir daqui pretendeu-se que a peça se interligasse com um símbolo forte da cidade como o coração de Viana. Neste contexto, o acto e procura no desenho conseguiu reunir todos estes elementos numa só peça de azulejo. Da agregação de vários azulejos é possível criar padrões de variadas estereotomias.
A ideia principal foi de agregar todos estes conceitos individuais desde a criação do pequeno elemento azulejo e reuni-los num livro. Assim nasce este projecto de arte pública, um livro de "capa dura” de azulejo com aproximadamente 180 cm x 120 cm e que contará uma história sobre os azulejos vianenses. Implantado no jardim da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo do Arquitecto Siza Vieira, a obra de arte reflecte uma analogia ao espaço de leitura e de informação. Um livro é cultura.
A obra de arte urbana pode ser visitada no centro da cidade de Viana do Castelo, no jardim da Biblioteca de Viana do Castelo. Google Maps
Autor - Telmo Roriz, arquitecto.
Inaugurada no Dia Internacional do Azulejo, 6 de Maio de 2025